Pneumo: Asma

 



Ausência de hipocápnia e MV abolido --> Critérios para VNI

Perante uma crise de asma grave, é importante reconhecer sinais de paragem respiratória iminente (sonolência/obnubilação, confusão mental, murmúrio vesicular abolido, valor de pCO2 aumentado ou dentro dos valores da normalidade ) que devem motivar instituição precoce de ventilação mecânica.

Na exacerbação de asma, uma paCO2 normal ou aumentada é sugestiva de insuficiência respiratória iminente e requer monitorização.

Abuso SABA 

A descrição desta vinheta clínica aponta-nos para um uso abusivo do salbutamol (beta-2 agonista de curta ação), que está comprovadamente associado ao aumento da mortalidade devido à asma (Opção C). A justificação apontada para o aumento da mortalidade nos doentes asmáticos com uso abusivo da medicação de alívio reside que estes doentes não têm o componente inflamatório da asma controlado. Uma vez que o componente inflamatório é o cerne da fisiopatologia da asma, na ausência deste controlo, os doentes têm um risco acrescido de crises asmáticas mais frequentes e de maior gravidade, que por sua vez se traduzem no aumento da mortalidade. Os principais efeitos adversos dos broncodilatadores beta-2 agonistas de curta ação são tremor, ansiedade, palpitações, taquicardia, hiperglicemia e hipocaliemia.

---

Fraqueza muscular associado ao uso de SABA

O quadro clínico descrito é sugestivo de exacerbação aguda de asma e a doente recebeu o tratamento adequado para a mesma, sendo que o quadro clínico acabou por resolver. No entanto, após o tratamento, a doente refere fraqueza muscular, um provável efeito adverso da medicação instituída.

De facto, os agonistas beta-2, como o salbutamol, reduzem os níveis de potássio sérico, na medida em que causam influxo de potássio para dentro das células. Assim, alguns doentes podem complicar com hipocalemia clinicamente significativa, que se pode traduzir por fraqueza muscular, arritmias e alterações no eletrocardiograma. Além disso, outros efeitos adversos frequentes dos agonistas beta-2 incluem tremor, cefaleias e palpitações. Como tal, o ionograma (Opção B) seria útil nesta situação para confirmar e avaliar a gravidade da hipocalemia.

----









---

 Fluxo expiratório forçado (FEF) N >400L/min

-----

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cardio: Valvulopatias

Inf: Pneumonia